Demissões de agentes de endemias no Amazonas serão discutidas audiência pública

agente1
O drama vivido por mais de 300 agentes de endemias do Estado do Amazonas, da antiga Sucam/Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e que foram demitidos pelo Estado e Prefeituras, após a Lei da Municipalização da Saúde Pública, será tema de Audiência Pública nesta terça-feira (11), na Escola da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, na rua 24 de Maio, centro, em frente ao Banco do Brasil.

As demissões aconteceram após a realização de concurso público promovido pela Susam e que deixou esses servidores de fora, mesmo após mais de 15 ou 20 anos de serviços prestados.

A dispensa dos chamados mata-mosquitos atinge 31 municípios do Amazonas e que, de alguma forma, podem até ser prejudicados no trabalho de combate às endemias.

Audiência Pública

A audiência pública desta terça-feira está prevista para começar às 14h, na Escola da Defensoria Pública do Estado do Amazonas – na rua 24 de Maio, centro, em frente ao Banco do Brasil.

Além da Defensoria Pública e dos servidores demitidos, também estarão presentes a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (Sindsep-AM), representantes das Secretarias da Saúde do Estado e do Município, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS).

Para o Secretário Geral do Sindsep, Walter Matos, as demissões foram arbitrárias porque esses servidores pertenciam aos quadros da Funasa onde lá continuariam recebendo seus salários do Governo Federal se não fosse criada a Lei da Municipalização da Saúde. “Além disso, essas pessoas foram demitidas após mais de 15 anos de serviço público, alguns até prestes a se aposentar ou mesmo doentes”, acrescentou Matos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *