O Subcomando de Ações de Defesa Civil do Amazonas (Subcomadec) emitiu, nesta terça-feira (13), um boletim de Alerta Máximo para Itacoatiara, no Médio Amazonas. O município está apenas 0,35 centímetros para atingir a cota histórica, registrada em 2012, que foi de 15,03 metros.
Com base nas últimas informações, o Governo do Estado intensificou as ações de atendimento humanitário às famílias afetadas pela enchente na calha do Rio Amazonas.
Na segunda-feira (12), o secretário da Defesa Civil do Estado e comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (SBMAM), coronel Roberto Rocha, fez a entrega de ajuda humanitária em Parintins, que está em situação de emergência por conta da enchente.
No local, faltam apenas 0,25 centímetros para igualar a cota máxima registrada em 17 de junho de 2009. Durante a inspeção técnica no município, o comandante também conversou com moradores do bairro São José e deu orientações sobre higiene e saúde, neste período de anormalidade.
O Governo do Amazonas já declarou situação de emergência para três municípios do Baixo Amazonas: Parintins, Barreirinha e Nhamundá. O decreto antecipa os trâmites processuais e garante celeridade nas ações da Defesa Civil.