06/05/13 – A Defesa Civil do município intensifica as ações de prevenção à enchente na orla da capital. Nesta segunda-feira (6) o órgão começou a construir uma passarela no beco São Francisco II, Educandos, na zona Sul, para facilitar o acesso dos moradores e evitar o contato deles com a água, que já começa a cobrir as ruas.
De acordo com a Defesa Civil, só no bairro de Educandos já foram construídas, na semana passada, três passarelas, localizadas nos becos São João I, com 60m; das Palhas seguindo até o beco São Francisco, com 68m; e beco São João II, com 70m.
Moradora há 30 anos do beco São João II, a comerciante Irlanda Bandeira, teme que, apesar de lenta, a subida do Rio atinja uma cheia recorde. De acordo com ela, o trabalho da Defesa Civil do Município tem ajudado.
O trabalho feito pela Defesa Civil de Manaus conta com o apoio da Secretaria Municipal da Limpeza Pública, que faz a retirada do lixo acumulado debaixo das casas e no igarapé. A Secretaria Municipal da Saúde faz o atendimento e orientação às famílias que moram nos locais com risco de alagamento.
Segundo a Defesa Civil do município, ainda não foi identificada nenhuma residência atingida pelas águas. O trabalho de monitoramento está sendo realizado para agilizar a ação preventiva.
As passarelas que estão sendo construídas nos locais que devem ser atingidos pela água, levam em consideração o alerta do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) de que o Rio Negro deve atingir o nível de 29 metros e 45 centímetros.
De acordo com o subsecretário da Defesa Civil de Manaus, capitão Aníbal Gomes, o órgão começou o trabalho antes mesmo de água atingir a rua, para garantir segurança à população.
A Defesa Civil de Manaus começou o trabalho de construção das pontes no mês passado, depois da divulgação do primeiro alerta de cheia. Além das passarelas do bairro Educandos, já foram construídas cinco pontes no Bairro Glória, na zona Oeste de Manaus, outra área da cidade afetada todos os anos, pela subida das águas.