Defesa Civil de Municipal constrói pontes em dez bairros para prevenir alagações

16/04/13 – Famílias que moram em palafitas ameaçadas pela enchente, na orla de Manaus começam a receber pontes que vão facilitar o acesso às residências nas áreas alagadiças.

Nos próximos 30 dias a Prefeitura de Manaus, por meio da Defesa Civil Municipal deverá estar construindo mais 10 pontes em áreas de risco de enchente, como os bairros da Glória, Presidente Vargas, São Geraldo, Raiz e Educandos, totalizando 2,4 mil metros de pontes.

A terceira ponte, com aproximadamente 140 metros de extensão, já está sendo construída por agentes da Defesa Civil, na Rua Oswaldo Cruz, Glória, zona Oeste.

Duas outras pontes já foram construídas, no bairro da Glória, na semana passada. A primeira, no Beco Vitória, que dá acesso a 150 famílias que moram em palafitas ameaçadas pela cheia.

A outra, foi construída no Beco Coronel Salgado. Nos próximos dias, começam as construções nas ruas Aluízio Azevedo, bairro Presidente Vargas; Daniel Sevalho, Raiz; rua e beco Pico das Águas, no São Geraldo; e rua e beco Manoel Urbano, em Educandos.

A construção das pontes está dentro do Plano de Ação de Prevenção a Desastres, da Defesa Civil de Municipal, que conta com o serviço de monitoramento da subida do Rio Negro, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

De acordo com órgão, o Rio Negro deve atingir o nível máximo de 29,45 metros e nenhuma residência deve ser afetada com essa cota.

As casas que estavam em níveis mais baixos já estão sendo retiradas pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *