A Campanha ‘ De Olho na Validade’ começou a valer em dez supermercados de Manaus, nesta sexta-feira (22). Além dos supermercados Bonna Vitta, Atack, Big Trading, Fuji, Nova Era, Veneza, Makro, Baratão da Carne, DB e Carrefour, a meta é que outros estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios possam aderir à campanha. É o que explica o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado estadual Marcos Rotta (PMDB).
“Não deixa de ser um ganho a mais para os estabelecimentos comerciais, um marketing positivo que mostra a preocupação dos supermercados, hipermercados e atacadistas, na preservação da saúde dos consumidores, porque ao retirar produtos impróprios ao consumo, estamos eliminando problemas e preservando a saúde dos consumidores. Com isso, devemos reduzir muito a quantidade de produtos impróprios dentro dos estabelecimentos comerciais” ressaltou Rotta.
Segundo o parlamentar, é simples aderir à campanha ‘De Olho na Validade”. “Basta procurar a Comissão de Defesa do Consumidor da ALE-AM. A campanha vale para qualquer estabelecimento que comercializar produtos alimentícios perecíveis” reforçou.
Todos os estabelecimentos que aderiram à Campanha possuem cartazes explicativos, para orientar os consumidores. A campanha assegura que o consumidor que for a um estabelecimento comercial e nele encontrar um produto fora do prazo de validade, terá o direito de fazer a substituição daquele produto vencido, por um produto igual ou similar dentro das suas especificações e dentro do prazo de validade, de forma gratuita.
A Campanha foi firmada, por meio de um Termo de Cooperação assinado por representantes da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia (CDC-ALE-AM), o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon/AM), a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), o Ministério Público do Estado (MP-AM) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM).