De acordo com o diretor presidente do Detran-Am, Leonel Feitoza, a oferta do curso aos sábados atende à reivindicação dos profissionais que desejam exercer a atividade, mas que não dispõem de horário livre, durante a semana, para frequentar o curso. Essa também é uma reivindicação das empresas de transporte coletivo e especial, que desejam qualificar seus profissionais.
Segundo Feitoza, o curso, que é obrigatório para a capacitação de condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros, conforme a Resolução 285/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tem como objetivo preparar o condutor para conduzir, com segurança, veículos de passageiros com mais de oito lugares, incluindo-se ônibus e reboques de transporte de passageiros.
O curso de capacitação para condutores do transporte coletivo tem carga horária de 50 horas e oferece aos condutores acesso a um conteúdo educacional de alta qualidade, debate de temas, reflexão e informações atuais sobre a legislação, segurança veicular e boas práticas no processo de transporte coletivo de passageiros.
Para participar do curso de capacitação, o motorista precisa estar habilitado na categoria “D”, ser maior de 21 anos, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 meses, e não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.
