A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp) iniciaram as atividades do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira – Nível Operador – 48ª Edição/AM. Na segunda-feira (24/09), ocorreu a Aula Inaugural do curso, no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas, no bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus.
A solenidade contou com a presença do diretor-adjunto do Iesp, coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) Moisés Cardoso, representando o diretor-geral da instituição, coronel PM Francisco Bergson Pereira da Silva. Participaram do evento, ainda, a secretária Executiva da SSP/AM, Juliana Tuma, representando o secretário de Estado da SSP/AM, coronel PM Anézio Paiva, o secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisas, tenente coronel José Almir Cavalcante e o delegado de Polícia Federal, Mauro Sposito, que, na ocasião, ministrou a Palestra Magna aos discentes do curso cujo tema foi “Criminalidade e Fronteira”.
O curso, realizado sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGIF), com apoio do Iesp, tem o objetivo de capacitar os profissionais de segurança pública do Estado do Amazonas para atuar como operadores da temática de Unidades Especializadas de Fronteira, em atendimento ao Plano Nacional de Segurança Pública que visa fortalecer a prevenção, o controle e a repressão dos delitos transfronteiriços e praticados na faixa de fronteira brasileira, proporcionando segurança aos cidadãos.
O diretor-adjunto do IESP, coronel PM Moisés Cardoso, explicou que essa é a primeira versão do curso realizada no Amazonas e ocorre graças à iniciativa do secretário de Segurança, coronel PM Anézio Paiva, mesmo diante da complexidade dos recursos necessários, que exigiram um grande esforço do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas, na pessoa do coronel PM Almir Cavalcante e do tenente Diego, coordenador local do curso.