Quem está precisado fazer um tratamento de canal, procedimento que custa aproximadamente R$ 1 mil, mas não têm condições financeiras para isso, pode ganhar o tratamento totalmente gratuito.
Neste sábado (24), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza um ação de triagem, que é realizada pela segunda turma do curso de Especialização em Endodontia, da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA).
O atendimento é realizado uma vez por mês, das 8h às 12h, na Policlínica Odontológica da UEA, localizada na Avenida Castelo Branco, nº 1780, bairro Cachoeirinha. Para participar da triagem, é necessário levar um documento de identidade com foto.
A coordenadora da especialização, Neylla Teixeira Sena, ressaltou que, apesar da quantidade de cursos, a área da endodontia ainda é carente de profissionais. Segundo a professora, as especializações da UEA estão no mesmo nível dos cursos oferecidos em grandes universidades do país como Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade do Estado de São Paulo (USP).
“As tecnologias mais avançadas na Endodontia são utilizadas na especialização da UEA. A demanda de pacientes é grande e os cursos de especialização geralmente conseguem promover mais atendimentos, incluindo os casos complexos”, disse Sena.
Neylla destaca, também, que é importante o paciente não faltar o tratamento. “Ao faltar um dia de tratamento o paciente tira o lugar de uma pessoa que está precisando do atendimento”, completou.
Para o acadêmico da especialização, o cirurgião-dentista Danilo Marinho, desde o primeiro módulo os resultados já eram refletidos nos atendimentos de seus pacientes.
“Aqui nós aprendemos dicas que otimizam o trabalho do profissional que está participando da especialização. Outro fato importante é o contato com profissionais de outras áreas como da Saúde Coletiva. Com isso, aprendemos a resolver problemas relacionados a Endodontia”, disse o cirurgião-dentista e aluno do curso, Danilo Marinho.