O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, informou, nesta quinta-feira, dia 29, que a Polícia Civil, com apoio da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), já está investigando os últimos crimes de homicídios registrados em Manaus. Ele atribuiu as mortes registradas à disputa de traficantes e tranquilizou a população de que o Sistema de Segurança dará uma resposta à sociedade.
A informação foi divulgada durante reunião nesta quinta-feira, dia 29, com os delegados da Polícia Civil do Amazonas para discutir novos investimentos e metas no combate à criminalidade em Manaus e no interior.
Participaram da reunião todos os titulares dos Distritos Integrados de Polícia, Delegacias Especializadas e Seccionais, além do Delegado-Geral, Orlando Amaral, e o delegado-adjunto, Raimundo Acioly. No encontro, Sérgio Fontes parabenizou pelo empenho dos delegados e ressaltou o plano de governo que estabelece o forte combate a criminalidade em Manaus e no interior do Estado.
O secretário também afirmou que os órgãos tratarão com empenho a investigação de todos os crimes. “O que sabemos é que há poucos matando muitos e isso precisa ser investigado com rigor para que possamos reduzir drasticamente esse tipo de crime. Não podemos aceitar ser normal, que numa noite só morram dez pessoas”, disse.
Sérgio Fontes destacou ainda que as polícias irão atuar com metas de solução de crimes e redução da criminalidade. “Reduzir a criminalidade é uma política de governo, na qual eu fui escolhido para estar à frente. E com certeza a nossa repressão qualificada irá parar a atuação dos criminosos”, ressaltou.
O delegado-geral da Polícia Civil, Orlando Amaral destacou a importância da integração entre as instituições. “Iremos trabalhar em parceria, não só com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), mas também com a Polícia Militar e outros órgãos que integram o sistema, priorizando a parte operacional da polícia. Iremos dar uma atenção especial aos crimes contra a vida, especificamente homicídios e latrocínios, com a intenção de reduzir os índices de casos no Estado”.
Novos membros
Na oportunidade, Sérgio Fontes também apresentou os novos membros do Sistema de Segurança Pública dentre eles: o secretário-executivo de Segurança Pública, delegado Carlos Alberto Alencar de Andrade, o secretário-executivo-Adjunto de Operações, Pedro Florêncio Filho, e a secretária-executiva-adjunta de Inteligência, Tâmara Maciel Assad.
Também participaram da reunião, o secretário-executivo do Programa Ronda no Bairro, coronel Raimundo Roosevelt, a corregedora-geral, Aparecida Gualberto, o ouvidor-geral do Sistema de Segurança, Aloísio Paes, e o secretário-executivo de Grandes Eventos, coronel Dan Câmara.