20/05/13 – Após decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tornou obrigatória a celebração do casamento entre pessoas mesmo sexo e a conversão da união homoafetiva estável em casamento, os cartórios de Registro Civil de Manaus começaram a receber um número cada vez maior de pessoas interessadas em informações. A estimativa é de que o número triplicou.
De acordo com funcionários dos cartórios, as maiores dúvidas são sobre os documents necessários e o prazo para a oficialização das uniões.
De acordo com a diretora de Assuntos de Registro Civil da Anoreg-Amazonas e tabeliã do Ofício de Registro Civil, Juliana Follmer, antes do parecer do CNJ, que visa dar efetividade à decisão tomada em maio de 2011, pelo Supremo Triunal Federal (STF), liberando a união homoafetiva, o atendimento a casais homossexuais não passava de dois por semana. “Hoje, chegamos a atender até 10 ligações diárias, em média, apenas no 8º Ofício”, disse ela.
O CNJ aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexto na última terça-feira (14), por 14 votos a um.