Corpo de Bombeiros recebe investimento pesado do Estado, para ampliar o atendimento às chamadas de emergência, em Manaus. Hoje com status de metrópole, a capital precisa de um serviço eficaz no combate a incêndios e resgate de vítimas.
A última renovação da frota do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foi há vinte e oito anos, quando a corporação ainda era ligada à Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). À época, Manaus tinha pouco mais de 500 mil habitantes. Agora com mais de dois milhões, a cidade e grande parte dos municípios do interior do estado precisam ter à disposição uma estrutura que possa dar uma resposta mais eficaz, nas ações de combate a incêndios e resgate de vítimas em situação de perigo. Atualmente os bombeiros têm quinze veículos de combate.
De acordo com o tenente Janderson Lopes, da PM-AM, a proposta do governo é ampliar o poder operacional dos bombeiros, empregando o que há de mais avançado, em termos de equipamentos e veículos de combate ao fogo.
O reforço, subsidiado com recursos do Estado, inclui 35 viaturas operacionais e 15 motocicletas, doadas por meio de uma parceria com o município. Cinco viaturas de grande porte e as motos já estão Manaus.
A ampliação representa praticamente o dobro da atual estrutura do corpo de bombeiros da policia militar. A apresentação das viaturas acontece nesta quarta-feira (11), no Quartel Geral do CBMAM, na avenida Codajás, bairro Petrópolis, zona sul.