De acordo com a pesquisa de intenção de compras da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 40 % dos compradores pretendem diminuir o valor dos presentes de natal e dos produtos que compõem as ceias natalinas e de réveillon. O número é menor que as compras de 2012.
A taxista, Simone Ferh, de 41 anos, por exemplo, tem planos de economizar com as compras de fim de ano. Ela conta que os preços dos produtos estão mais altos.
A empresária, Ingrid Hoffman, de 40 anos pensa da mesma forma e vai “apertar o cinto”, neste natal e Ano Novo. Ela explica que, a medida é para evitar prejuízos no começo de 2014.
O especialista em Finanças Públicas Roberto Piscitelli, afirma que o consumidor deve ter paciência na hora de comprar, para evitar gastar por impulsos. Ele indica que uma boa alternativa para economizar é esperar passar o período de festas para comprar produtos como eletrodomésticos e eletrônicos com preços mais baixos.
A pesquisa de intenção de compras da CNI revela, ainda, que 34 % dos consumidores devem gastar o mesmo valor nas compras deste fim de ano, do que foi gasto em 2012, e 11 % devem gastar mais.
A pesquisa da CNI ouviu mais de 2.000 pessoas, em 142 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 14 e 17 de setembro.