Construtor do Teatro Amazonas, ex-governador Eduardo Ribeiro é homenageado no Dia Nacional das Artes

dia-nacional-das-artes-0
A figura de Eduardo Ribeiro (1862 – 1900) foi escolhida pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado de Cultura, para comemorar o Dia Internacional das Artes, celebrado nesta quarta-feira (12). O político maranhense, que foi governador do Amazonas, no período de 1890 a 1891 e de 1892 a 1896, é considerado um dos maiores ícones da cultura amazonense, já que, no governo dele, foi construído o principal símbolo cultural do Estado: o Teatro Amazonas.

Uma intensa programação com atividades artísticas e culturais será realizada nesta quarta, no museu que retrata a vida do político, o Museu Casa Eduardo Ribeiro, que fica na rua José Clemente, 322, Centro, zona sul.

“A cultura amazonense está fortemente entrelaçada ao legado deixado por Eduardo Ribeiro, em nosso Estado. Esse legado não são apenas os espaços físicos, mas a forma de se fazer a cultura, exaltando a riqueza e o patrimônio cultural do Amazonas. Prova disso é que o Teatro Amazonas não é apenas um prédio de beleza fora do comum, mas um espaço dedicado à arte, com apresentações quase diariamente e que continua atraindo turistas de todos os cantos do mundo”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.

A programação é gratuita e acontece das 10h às 11h30 e de 14h às 15h30. Durante esse período, crianças e adolescentes terão acesso à toda história do político, por meio de uma visita guiada com artistas caracterizados com roupas de época. Após a visitação, todos irão para o auditório, onde participarão de uma oficina de desenho e pintura, sempre tendo a vida e história de Eduardo Ribeiro como tema.

O Museu Casa Eduardo Ribeiro guarda o maior acervo sobre a vida do político. Lá, os visitantes podem encontrar desde objetos pessoais, história dele como político retratada em documentos digitalizados. A casa serviu como moradia para Eduardo Ribeiro, até o ano de seu falecimento, aos 38 anos de idade.

A visitação no museu é gratuita, sempre de terça à sexta-feira, de 9h às 16h, e aos domingos, de 9h às 13h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *