Antônio Mendonça, gerente da Empresa Estaleiro São Raimundo, que passou a tomar conta da atividade de operação do Porto de São Raimundo, disse que o Departamento Nacional de Infra Estrutura e Transportes (DNIT), deu a autorização para o exercício da atividade de carga e descarga na área, que, antes, era administrada pelo Estado, por meio da Superintendência Estadual de Portos e Hidrovias (SNPH).
Nesta segunda-feira (29), um jornal de grande circulação da cidade, denunciou que o proprietário da empresa Estaleiro São Raimundo, teria assumido o controle da administração do Porto na “marra”, aproveitando-se de uma indefinição entre a SNPH e o DNIT, sobre a gestão do terminal hidroviário.
O representante da empresa disse que nada foi feito sem prévio conhecimento do DNIT, e que a empresa Estaleiro São Raimundo teria sido formalizado um convênio com o órgão, para que o serviço de operação no porto fosse explorado pela empresa privada.
O gerente da empresa que controla o porto, também admitiu a cobrança de taxas para a ancoragem das embarcações, como forma de pagar os funcionários contratados pelo Estaleiro São Raimundo.
A reportagem da Rede Tiradentes tentou ouvir o Superintendente do DNIT no Amazonas, mas até o fechamento desta matéria não conseguiu localizá-lo.
A estrutura administrativa e de operação do Porto de São Raimundo custou aos cofres públicos R$ 22 milhões, mas meses depois, a obra ficou praticamente inutilizada, após a entrega da Ponte sobre o Rio Negro.