O Morro da Liberdade é um bairro da zona Centro-Sul de Manaus e concentra uma comunidade majoritariamente familiar.
Conhecido principalmente por sua Escola de Samba – a Reino Unido da Liberdade – de tantos carnavais, mas, nos últimos anos, juntamente com o bairro Betânia, na mesma zona geográfica, o “Morro”, como é chamado pelos moradores, também se tornou presença constante na crônica policial, pelo intenso tráfico de drogas na área e pelos vários crimes decorrentes desse tipo de atividade ilegal, que, além de levar boa parte da população jovem do bairro ao consumo de entorpecentes, também gera violência e desagregação familiar. Por causa disso, moradores do bairro pedem maior presença das Forças de Segurança na área.
Atendendo à demanda das famílias, a Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) mandou instalar uma unidade de monitoramento no bairro. A unidade, que ficará no conjunto habitacional do Cajual, estará permanentemente ligada ao Sistema de Segurança Pública do Amazonas, com foco principalmente no combate ao tráfico de drogas.
De acordo com o vice-governador e secretário da Segurança, Bosco Saraiva, as Unidades de Monitoramento Policial foram adquiridas para funcionarem ainda durante a Copa do Mundo de 2014 e só eram utilizadas na segurança de grandes eventos, ficando a maior parte do tempo paradas.
Segundo Bosco Saraiva, a instalação do equipamento no “Morro”faz parte das medidas de reforço da segurança na região. Essa é a quinta unidade móvel instalada pela SSP-AM em Manaus.