Visando problematizar e propor soluções para a gestão em saúde, regionalização, financiamento, entre outros assuntos, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) realiza o II Congresso de Secretarias Municipais de Saúde das regiões Norte e Nordeste. O evento ocorrerá entre os dias 14 e 17 de abril, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, em Manaus, Amazonas.
O II Congresso Norte e Nordeste nasceu da articulação entre os Cosems dessas regiões, na perspectiva de fortalecer as discussões e proposições para a formulação de políticas públicas de saúde que atendessem e fossem resolutivas às especificidades regionais do Norte e Nordeste.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro confirmou presença no evento e prova, assim, a importância das discussões na região. Também estarão presentes o Governador do Estado, José Melo; o prefeito de Manaus, Arthur Neto, bem como os secretários de saúde do Estado e Município. Entre as autoridades da saúde estarão no evento Helvécio Magalhães, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde; Antônio Alves, secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde e Antônio Nardi, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O Congresso espera reunir um público de 1.000 pessoas, entre secretários municipais de saúde, técnicos e trabalhadores do SUS da Região Norte e Nordeste do País.
O evento contará com cursos, oficinas, seminários e mesas de debate. O Congresso tem apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), da Secretaria de Estado de Cultura (Sec), da Prefeitura de Manaus e da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Mais informações acesse: http://www.cosemsam.org.br/congresso2014
O que é o Cosems-AM
O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), é uma entidade que representa os interesses das Secretarias Municipais de Saúde e congrega todos os Secretários de Saúde como membros-efetivos. O Cosems-AM tem entre suas atribuições: funcionar como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus associados; promover o fortalecimento da política de saúde das Secretarias Municipais nas esferas municipal, estadual e federal; diligenciar no sentido de que as Secretarias Municipais de Saúde participem nas decisões tomadas pelos órgãos municipais, estaduais e federais, que lhes interessem diretamente; encaminhar aos órgãos competentes propostas para equacionar os problemas da área da saúde; promover estudos e propor soluções aos problemas relativos ao desenvolvimento da área da saúde; orientar e promover a realização de congressos, conferências, seminários e outros eventos de interesse do setor saúde; garantir representação das Secretarias Municipais de Saúde em toda e qualquer comissão da esfera estadual constituída para tratar de assuntos de interesse do setor saúde, dentre outras.