As propostas que deverão ser levadas à Conferência Nacional, marcada para novembro, em Brasília, sobre a saúde do trabalhador começam a ser discutidas a partir desta segunda-feira (30), em Manaus, na II Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento é promovido pelo O Conselho Estadual de Saúde (CES).
Realizado com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), o evento será aberto às 18h30, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, com a presença do presidente do CES e secretário estadual da Saúde, Wilson Alecrim.
O coordenador da Conferência Estadual, conselheiro Rui Guilherme Neves de Souza, explica que o evento terá a participação de delegados eleitos pelas 9 regionais de saúde do município de Manaus; convidados do Conselho Nacional de Saúde (CNS); da Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador, entre outros. A mesa de abertura do evento contará com a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro Souza e do coordenador nacional de Saúde do Trabalhador (Cerest Nacional), Jorge Machado.
A programação se estenderá até quarta-feira (2), com a realização de palestras e debates sobre os seguintes eixos temáticos: “O Desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora”; “Fortalecimento da participação dos trabalhadores e trabalhadoras, da comunidade e do controle social, nas ações de saúde do trabalhador”; “Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”; e o “Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador nos Municípios, Estados e União”.
Rui Guilherme destaca que, ao final dos três dias de programação, serão escolhidas as propostas que deverão ser levadas pelo CES à conferência nacional marcada para novembro, bem como os 16 delegados que representarão o Estado na plenária. São oito representantes dos usuários do sistema de saúde, quatros representantes dos trabalhadores e quatro dos gestores/prestadores de serviços.