O tráfego de veículos leves na área do Bus Rapid Transit (BRT), na chamada Faixa Azul – a faixa exclusiva, na Avenida Constantino Néry – vai começar e ser fiscalizado, a partir da semana que vem, na capital. O motorista que insistir em desrespeitar as normas de circulação estabelecidas será multado. O alerta é da Prefeitura de Manaus, que anunciou a ampliação do corredor exclusivo.
A fiscalização começa a partir da próxima quinta-feira (19). O trabalho será realizado em parceria entre o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
O BRS da Constantino foi implantado em fevereiro do ano passado, com sinalizações horizontal (faixa azul) e vertical que indicam a circulação restrita para coletivos. De acordo com o superintendente da SMTU, engenheiro Pedro Carvalho, os condutores foram orientados a não circular na área, antes da efetiva fiscalização.
A prefeitura anunciou, ainda, a implantação de novos corredores exclusivos de ônibus para as avenidas Mário Ypiranga e Humberto Calderaro, antiga Paraíba. Nessas avenidas, a faixa para transporte coletivo será do lado direito.
A fiscalização de trânsito nos novos corredores inicia no dia 10 de março. Quem for flagrado trafegando na faixa azul vai receber infração leve, com multa de R$ 53,20, com três pontos na Carteira de Habilitação.