A partir de sábado (09), mais três equipamentos de fiscalização eletrônica, aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que estão sendo instalados pela Prefeitura de Manaus entram em funcionamento para detectar velocidade máxima de 60 km/h.
Dois radares estão situados na Avenida Djalma Batista (antes da Rodoviária, sentido Centro/bairro); próximo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT (sentido bairro/Centro), e o terceiro equipamento está reposicionado na avenida Torquato Tapajós (em frente à Phillips, sentido Centro/bairro) zona Norte.
Os equipamentos registram as infrações de veículos que trafegam acima do limite de velocidade regulamentado. A implantação dos radares visa coibir acidentes de trânsito nas vias e oferecer mais segurança aos pedestres.
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informa que trafegar com velocidade até vinte por cento da máxima permitida dos radares é infração média, com quatro pontos na CNH, multa R$85,13.
Quem ultrapassar entre vinte por cento e cinquenta por cento da velocidade máxima permitida, recebe infração grave, com cinco pontos na CNH e multa de R$127,69.
Com a instalação desses três radares, a Prefeitura da capital atinge o total de 30 em funcionamento nas vias da cidade. A meta é chegar ao final do ano com 35 equipamentos de fiscalização eletrônica implantados.