Durante três dias – terça (14), quarta (15) e quinta (16), nesta semana, trabalhadoras rurais do município do Careiro, na Região Metropolitanas de Manaus (RMM), poderão colocar a documentação civil e trabalhista em dia, gratuitamente.
As comunidades São Pedro, Santo Antônio e São José de Lary recebem mutirões de documentação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Durante a ação, serão emitidas 1ª e 2ª vias de Registros de Nascimento, Certidões de Casamento, Carteiras de Identidade (RG) e Trabalho (CPTS), CPF e declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP).
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional da Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) no Amazonas pelo Incra, Valda Melo, o objetivo do mutirão é reforçar a importância do exercício da cidadania e garantir a inclusão de trabalhadores rurais, ribeirinhas e indígenas. “Com a documentação em dia, as mulheres podem acessar políticas públicas e programas de apoio às suas atividades produtivas”, explicou.
Em 10 anos, o MDA realizou 1,5 mil mutirões na região Norte, beneficiando 276 mil mulheres, sendo 20 mil só no Amazonas. A expectativa é que as ações atendam a mais de 600 mulheres, nas três comunidades do município.
Os atendimentos ocorrem de 8h às 17h.
Mutirão de documentação em Careiro (AM)
Dia 14/10 – Mutirão na Comunidade São Pedro
Dia 15/10 – Mutirão na Comunidade Santo Antônio
Dia 16/10 – Mutirão na Comunidade São José de Lary