Comissários poderão assumir cargos de confiança, decide governo

Lorena Andrade (50)

Os servidores da Secretaria de Estado da Segurança Pública afetados pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucionais as leis estaduais que promoveram comissários a delegados de polícia no Estado, poderão assumir cargos de confiança no governo. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (25), pelo secretário da Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, durante coletiva à imprensa sobre as medidas que estão sendo adotadas após a decisão do STF.

A decisão, que atingiu 96 delegados que atualmente exercem cargos na Polícia Civil do Amazonas (PC), terá validade após a publicação no Diário Oficial da União (DOU). “São servidores que desempenharam trabalhos maravilhosos e o Governo do Estado vai tratar com atenção a todos os casos. Dentre eles 49 estão atuando em delegacias especializadas, 16 no interior do Amazonas e 31 em cargos administrativos na estrutura do Sistema de Segurança Pública”, esclareceu o secretário.

Sérgio Fontes explicou que todos os delegados de carreira que estão atuando em áreas administrativas na SSP-AM ou ainda lotados em outros órgãos serão convocados para retornar para a lotação da Polícia Civil e suprir as necessidades.

O secretário garante que o principal objetivo das medidas é não deixar a população ser prejudicada com essa decisão. “Essa foi uma resolução que realmente nos afetou, mas garantimos que as delegacias não ficarão desemparadas. Nossa preocupação não é só substituir os servidores, mas substitui-los com qualidade, pois são pessoas que possuem experiência e capacidade profissional, motivos que os levaram a assumir cargos de chefia”.

De acordo com Sérgio Fontes, com a decisão do STF, os cargos de comissários voltam a existir, mas será necessário, por meio de lei estadual, definir as atribuições que serão desenvolvidas por eles e ainda os vencimentos. “Os comissários vão poder exercer qualquer cargo de confiança, desde que não sejam atribuições de autoridade policial, como conduzir inquéritos e investigações. Orlando Amaral (Delegado-Geral), por exemplo, é alguém de extrema competência e terá um espaço e um cargo a altura de sua capacidade na SSP”, disse Sérgio Fontes.

O secretário destacou que a Polícia Civil tem realizado um trabalho excepcional, em 2015, com recordes de prisões e apreensões de drogas. “Todos esses delegados, que voltarão a ser comissários, tem em suas histórias uma grande contribuição ao Sistema de Segurança Pública do Amazonas”, ressaltou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *