Com a temporada das compras aberta, às vésperas da Copa do Mundo, a cena mais comum, nos 41 dias que restam para o início dos jogos da Copa do Mundo em Manaus é o “entra e sai” de pessoas nas lojas. Entretanto, a tarefa não é tão simples para as pessoas com deficiências.
Pensando no universo de pessoas com deficiências que deverá desembarcar em Manaus pelos Transatlânticos, vindos de diversas partes do mundo, a União Geral dos Trabalhadores (UGT-AM), recorreu a um especialista, o engenheiro civil e master coach Jérson Aranha Jr., para criar o projeto “Sensações para Comerciários”.
De acordo com Jérson Aranha Jr., o objetivo do projeto é apresentar aos comerciários, de forma sucinta, os principais tipos de deficiências – visuais, auditivas ou cadeirantes – para que eles possam ajudar o cliente especial a utilizar o ambiente, edificações ou mobiliário que vão visitar, durante o período da Copa, de forma autônoma e segura.
O coach Jérson Jr. acredita que, certamente, os portadores de deficiências vão enfrentar dificuldades na locomoção no interior das lojas, seja em escadas rolantes, elevadores, banheiros e, principalmente, nos locais onde não existe rampa para facilitar a acessibilidade.
Muitos lojistas da capital já aderiram ao projeto e começam a preparar seus colaboradores para recepcionar esses clientes. Jérson Aranha Jr. vem sendo responsável pela preparação do pessoal que vai recepcionar esses visitantes, independentemente da idade, estatura, ou limitação de mobilidade ou percepção.