Começam as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por causa do início do horário de verão neste domingo (4/11), os estados do Norte e do Nordeste tiveram horários diferentes de abertura e fechamento dos portões.
No Amazonas, com exceção de 13 municípios da região sudoeste (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga), onde a abertura dos portões foi às 9 horas, as provas iniciadas às 10h30 e o está previsto para às 16h, nos outros 49, os portões foram abertos às 11 horas e a aplicação dos exames começou às 11:30.
Para evitar imprevistos, alguns estudantes chegaram com antecedência. Os estudantes têm cinco horas e meia para fazer as provas de linguagem, ciências humanas e redação.
Confira a programação preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e outros Estados e no Distrito Federal:
Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo:
12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h30 – Início das provas
19h – Término das provas
Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins:
11h – Abertura dos portões
12h – Fechamento dos portões
12h30 – Início das provas
18h – Término das provas
Aos candidatos foi sugerido que tivessem em mãos um documento válido, oficial e com foto; e guardar no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, desligados. O candidato também poderia levar caneta de tubo transparente e tinta preta. Lápis, borracha, lapiseira e canetas sem transparência não podem ser usados no dia da prova.
O participante não pode deixar o local de prova antes das duas primeiras horas e só pode ter o seu Caderno de Questões caso deixe a sala 30 minutos antes do fim da prova.