O período da Quaresma, que vai até o Domingo de Páscoa, é marcado pela abstinência da carne e pela devoção a Deus, para renovar a aliança da ressurreição na fé, conforme lembra o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus, Dom Sérgio Castrianni.
Segundo Dom Sérgio Castrianni, o principal propósito da Quaresma é a conversão. Penitência, jejum, reflexão, perdão são palavras que vão ser repetidas muitas e muitas vezes, em todos os atos litúrgicos, até o dia da ressurreição de Cristo, um dos pontos altos do catolicismo, celebrados por milhões de fiéis espalhados pelo mundo.
A Arquidiocese de Manaus deu início à Quaresma às 9 h da manhã desta quarta-feira, com uma celebração na Igreja Matriz. A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número 40 na Bíblia, mesmo tempo de duração do dilúvio; dos 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto; dos 40 dias de Moisés e de Elias na montanha; dos quarenta dias que Jesus passou no deserto, antes de começar sua vida pública. Por isso, o grande momento que antecede à celebração pascal.