07/05/13 – Começou nesta segunda-feira (6), no Porto Chibatão, zona Sul de Manaus, o primeiro desembarque das estruturas metálicas da cobertura e fachada da Arena da Amazônia. Ao todo, 140 peças, com cerca de 1,6 mil toneladas de aço, foram trazidas de Portugal para Manaus, pelo navio Nadja-Maria, que atracou pela manhã, no porto.
As estruturas saíram de Portugal no dia 16 de abril, depois de três dias, incluindo jornadas noturnas para o embarque, que foi acompanhado por técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e da construtora responsável pela obra da arena – a Andrade Gutierrez. A viagem durou cerca de 20 dias.
Nesta terça-feira (7), às 8h30, o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-COPA), Miguel Capobiango Neto, concede entrevista, no Porto Chibatão, para falar sobre a chegada deste primeiro carregamento e dos próximos, que estão previstos para os meses de junho e julho. Na ocasão, o gestor do Porto Chibatão, Johny Fidélis, também falará sobre a operação de desembarque, que tem previsão para ser realizada, inclusive, no período noturno.
Após a coletiva de imprensa, os jornalistas terão oportunidade de visitar o pátio, onde as estruturas metálicas, de até 22 metros de comprimento e 17 toneladas estão estocadas.