Faltou uma ação concreta do Governo do Estado para atrair os turistas que estavam em Manaus para a Copa do Mundo, para o 49º Festival Folclórico de Parintins. A afirmação foi feita nesta terça-feira, pelo candidato ao Governo Eduardo Braga, em entrevista à Tradentes News, sobre a quantidade reconhecidamente reduzida de público, principalmente turistas, atraídos pelo festival dos bumbás.
“Eu acho que faltou planejamento e ação concreta de governo para levar os turistas até Parintins. É indiscutível que Manaus estava cheia de turistas estrangeiros. Quem foi à Arena (da Amazônia) pode perceber que nós fomos invadidos por americanos, portugueses, italianos, suíços, enfim, todos esses turistas, além de brasileiros que vieram pra cá. No entanto, não houve uma ação entre a Amazonastur, o Ministério do Turismo e até a prefeitura de Parintins, que pudesse levar esses turistas até Parintins. Os bois, como sempre, se esforçaram para fazer um bom festival, mas nós não soubemos aproveitar o potencial máximo que podíamos, para combinar a Copa do Mundo em Manaus com o turismo, em Parintins. É preciso que as políticas públicas estejam olhando as oportunidades de fazer bem ao povo do nosso Estado e de Parintins, também!”
Questionado sobre a necessidade de renovação, defendida por ele, e a permanência do atual secretário da Cultura, Robério Braga, num eventual futuro governo, Eduardo Braga afirmou que além de uma nova política de Turismo, o governo dele implementará uma nova política cultural do Amazonas, com uma visão mais ampla.
“O Robério é uma pessoa muito competente, mas acho que, nesses aspecto da Cultura, nós temos ouvido muito uma demanda com relação ao Interior do Estado. A nossa cultura não poder ser apenas em Manaus e em torno do Teatro Amazonas. A nossa cultura precisa avançar! Eu estive em Nova Olinda, por exemplo, e estou encantado com o trabalho que está sendo feito pelo povo de Nova Olinda, com o festival folclórico de Nova Olinda. Em Fonte Boa, tem um festival folclórico fabuloso, que nós precisamos dar atenção e precisamos participar desse folclore intensamente, portanto, é preciso renovar, quando eu digo que nós precisamos perceber que precisamos de nova ações, olhando para uma reestruturação e para uma ação construtiva e afirmativa com relação ao Interior do Estado do Amazonas.”
Você pode acompanhar a entrevista completa do candidato ao governo Eduardo Braga e da candidata a vice, na chapa dele, Rebecca Garcia (PP), nas reprises do programa Manhã de Notícias, no canal 19, da NET, e na TV aberta, na TV Esporte Interativo, canal 20.