Com reinauguração de UBS no ramal Cuieiras, Prefeitura amplia atendimento em saúde na zona rural de Manaus

Com várias melhorias, dentre elas um novo consultório odontológico com uma sala de esterilização de material, copa e cozinha reformada, além de uma Base de Controle de Endemias para a realização de exames de diagnóstico e controle de malária, entre outras doenças endêmicas, foi reinaugurada nesta segunda-feira (19), a Unidade Básica de Apoio à Estratégia de Saúde da Família e Base de Endemias Miraci de Oliveira, localizada no ramal Cuieiras, no quilometro 15 da BR- 74, na zona rural de Manaus. 

A reinauguração marca a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, na busca de ampliar, cada vez mais, os serviços voltados à Atenção Primária na capital. Totalmente repaginada, a nova unidade, vinculada à Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Nossa Senhora Auxiliadora, passa a oferecer mais comodidade nos procedimentos preventivos e curativos oferecidos à comunidade.

O prefeito foi a cerimônia acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko Ribeiro, do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, e do secretário municipal da Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.  Na ocasião, ele lembrou que, em sua gestão, os números da Atenção Básica de Saúde cresceram.

“Essa unidade tem um toque a mais de sensibilidade, porque seus novos serviços irão evitar que os moradores do Cuieiras e de outras comunidades vizinhas precisem buscar atendimento em outras UBSs mais distantes.”

O dontólogo da UBSR, Rogério Carvalho, destacou as melhorias do novo consultório odontológico.

“A mudança foi radical e o espaço foi aumentado. Agora oferecemos uma unidade digna com consultório perfeito, exatamente como manda Anvisa.”

 

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Marcelo Magaldi, a obra de reforma foi além da reestruturação do telhado e a pintura geral. Novos espaços foram construídos sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

“Nesse caso, não posso deixar de agradecer ao vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, que disponibilizou o apoio integral da Seminf para propiciar esta nova unidade.”

 

Para a comunidade, a reativação dos atendimentos é uma grande conquista para todos os moradores do ramal, como destacou Maria Raimunda Oliveira, moradora e filha da homenageada Miraci de Oliveira, que deu nome a Unidade de Apoio.

“Esse posto veio para fazer a diferença e facilitar a nossa vida e dos ribeirinhos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *