A região Norte do país é campeã em casos de cáries e perdas de dentes e, para garantir a saúde bucal, especialistas alertam que a visita ao dentista deve acontecer desde os primeiros dias de vida dos pequenos.
Esta é a segunda vez que a pequena Clarisse, de dois anos, é levada ao dentista. E não é fácil ver o desconforto da filha, na visita ao profissional, mas para evitar problemas de saúde, a mãe, Ana Carolina Sampaio, não mede esforços.
Na cadeira do consultório, o sacrifício é grande para manter a calma dos pacientes que, em algumas vezes, ainda são bebês. Para a dentista Beatriz Prates, os pais precisam ser pacientes e compreensíveis.
Segundo especialistas a região Norte do país é campeã em casos de cárie e perda de dentes. Para evitar problemas como esses, o coordenador do curso de pós graduação em odonto pediatria, André Luiz Dutra, explica que as primeiras visitas ao consultório odontológico podem acontecer desde o nascimento da criança
Outro dentista, Leandro Coelho, alerta que, para as crianças, comer doces não é problema, mas para evitar as cáries, é preciso ter o hábito de escovar os dentes.
Entre os cuidados para manter a saúde bucal, é preciso além de escovar os dentes após cada refeição, usar fio dental e visitar o dentista regularmente.