Panfletagem, bandeiraços e flash mob (dança sincronizada), fazem parte da programação da 14ª Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lançada neste sábado (16), pelo Governo do Estado. A programação começou às 8h, uma passeata pelas Avenidas André Araújo e Humberto Calderaro.
Com o tema “Esquecer é permitir, a campanha irá percorrer, neste sábado, os sete pontos da cidade que receberão a mobilização. Os locais são: Avenida Constantino Nery (próximo da Arena Amazônia); Bola do Produtor; Avenida Djalma Batista com Rua Pará; Ponte Rio Negro; Avenida Eduardo Ribeiro com Avenida 7 de Setembro e Boulevard Álvaro Maia com Rua Major Gabriel.
A programação acontece até o dia 19 de maio, em outros pontos de Manaus, também com a realização de caminhadas.
Criado conforme a Lei Federal nº 9.970 de 18 de Maio de 2000, quando foi instituído o dia nacional da campanha para sensibilizar a sociedade sobre o problema, o Governo do Estado, também aderiu à ação e, neste ano, acontece em parceria com as Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Assistência Social (Seas), de Educação (Seduc), Fundo de Promoção Social (PFS), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Conselhos Tutelares, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Comitê Estadual de Enfrentamento Sexual contra Crianças e Adolescentes, além de várias organizações não governamentais.
A programação incluiu, ainda, um ato unificado contra a redução da maioridade penal, no calçadão da Ponta Negra com várias atividades de conscientização à população.
A agenda deste dia “D” (18/05) tem também, uma caminhada do Largo Mestre Chico até o Mercado Adolpho Lisboa. Para encerrar a programação uma outra caminhada será realizada nos arredores da Bola do Produtor, zona Leste.
A campanha acontece anualmente, é permanente e tem caráter educativo. “Informar a população é muito importante. Uma sociedade informada sobre a violência contra nossas crianças e adolescentes deve se unir para combater esse crime e o combate deve ser diário. Uma das formas é denunciar pelo disque 100, por exemplo”, enfatiza a titular da Sejusc, Graça Prola.
De janeiro a abril desse ano foram registrados em Manaus, 324 casos de violência sexual, sendo 26 do sexo masculino e 298 do sexo feminino, de acordo com dados da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). No mesmo período de 2014, os números apontam 305 casos, sendo 39 do sexo masculino e 266 do sexo feminino.
Estupro, tentativa de estupro, importunação ofensiva ao pudor, corrupção de menores e favorecimento da prostituição são os crimes de maior incidência e demonstram que ainda ocorrem com mais frequência no âmbito doméstico, tendo como agressor algum familiar da vítima. “Romper este ciclo de violência, ainda constitui um grande desafio, por isso temos que ficar atentos”, informa Graça.