Com verbas da Defesa Civil Federal, órgão vinculado ao Ministério das Cidades, vários municípios do Interior do Amazonas começam o trabalho de reconstrução das áreas atingidas pela enchente 2015.
De acordo com a Associação Amazonense de Municípios (AAM), quase R$ 3 milhões já foram liberados para o Estado. A verba está sendo utilizada na compra de madeira e utensílios para as populações afetadas, nas comunidades.
Um dos municípios que já recebeu parte do dinheiro e começa o atendimento às populações
alagadas é Juruá.
Segundo o secretário da AAM e prefeito de Juruá, Tabira Ferreira, nas próximas horas, uma embarcação com 400 toneladas de materiais deve chegar à cidade, para atender as famílias prejudicadas.
No município de Juruá, mais de 700 famílias, distribuídas em 56 comunidades rurais, foram atingidas pela cheia. Por estar 55 metros acima do nível do mar, a sede do municípios não foi afetada.
Conforme a AAM, vão ser investidos na ajuda cerca de R$ 1 milhão. Além de Juruá, as cidades de Maraã, São Paulo de Olivença, Jutaí, Eirunepé entre outras, já estão em processo de reconstrução.
Segundo Tabira Ferreira, alguns municípios ainda enfrentam problemas burocráticos para receber recursos.
Como a viagem da balsa dura cerca de dez para chegar a Juruá, a reconstrução da zona rural deve começar no fim do mês de agosto.