17/05/13 – Cerca de 60% dos lojistas, entre eles alguns camelôs, já aderiram à coleta seletiva, e conseguem fazer a separação correta dos resíduos. Os dados, divulgados no Dia Internacional da Reciclagem, lembrado hoje (17), são da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (CDOLP), da Prefeitura de Manaus.
Pela manhã, a Prefeitura realizou uma caminhada, no Centro da capital, para conscientizar lojistas, camelôs e cidadãos da necessidade de que eles participem diretamente dos trabalhos de limpeza pública na área.
A ação envolveu as secretarias municipais de Requalificação do Centro, Semex, Limpeza Pública (Semulsp), Saúde (Semsa), e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
A coleta, a orientação, a sensibilização e a fiscalização são realizadas pela Semulsp, em parceria com a Cooperativa Aliança, que é formada por uma equipe de 33 catadores que atua diariamente, das 8h às 20h.
De acordo com o titular da Semex, Rafael Assayag, com esse trabalho que vem sendo desenvolvido pela Semulsp, desde o início da gestão Arthur Neto, as lixeiras a céu aberto já começam a desaparecer, no Centro.
Para o secretário da Limpeza Pública, Paulo Farias, a caminhada serviu para marcar a passagem do Dia Internacional da Reciclagem. Ele aproveitou para agradecer aos lojistas do Centro que já participam dos trabalhos, e reforçou a necessidade da conscientização de lojistas e camelôs para a importância da reciclagem.
O presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Ismael Bicharra, que também participou da caminhada, elogiou a ação e afirmou que ela vem ao encontro dos interesses dos comerciantes do Centro. Segundo ele, a ACA vai continuar colaborando para que 100% dos lojistas se integrem à ação da prefeitura e que vai incentivar também os camelôs.