CMA faz balanço parcial da Operação Ágata VIII

O Comando Conjunto da Operação Ágata 8, na Amazônia Ocidental, apresentou, nesta sexta-feira (16), um balanço parcial dos seus primeiros dias de atuação conjunta e interagências, na região.

De acordo com o balanço, até o momento, foram contabilizadas as apreensões e notificações de 1.298 embarcações; apreensões de 24m3 de madeira ilegal; e 3.500 litros de combustíveis adulterados. Além disso, foi apreendido o equivalente a R$90.989,00, proveniente de contrabando ou descaminho.

Na área do Comando Militar da Amazônia (CMA), a operação se desenvolve nos Estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre, com cerca de 10 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, apoiados por agentes das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e de agências governamentais.

A Operação Ágata 8 é a maior mobilização já realizada pelo governo brasileiro, no combate a ilícitos transfronteiriços, envolvendo ações conjuntas de vários órgãos do Estado brasileiro.

Coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), a operação faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), criado por decreto da presidenta Dilma Rousseff, em junho de 2011. Atualmente, a operação Ágata 8 conta com a participação de 12 ministérios e 20 agências governamentais, além de aglutinar instituições dos 11 Estados da região de fronteira.

Além do balanço parcial nas ações de combate aos ilícitos na Operação Ágata 8, foram apresentados, ainda, os primeiros resultados das Ações Cívicos-Sociais e de Assistência Hospitalar, realizadas nas diversas localidades, que também já foram atendidas. Até o momento, foram realizados 1.668 atendimentos médicos e 850 odontológicos e distribuídos 106.129 medicamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *