Clínicas de hemodiálise reduzem tempo de atendimento por causa da Copa, e colocam vidas de pacientes em risco

As clínicas de hemodiálise de Manaus estão reduzido o tempo de atendimento dos pacientes em tratamento, devido aos jogos da Copa do Mundo. A denúncia é do conselheiro Estadual de Saúde Luiz Belém.

De acordo com o conselheiro, o desrespeito aos pacientes vem ocorrendo contumazmente, por causa da falta de fiscalização por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), nas 5 unidades que prestam o serviço de hemodiálise e diálise ao Estado, como o Hospital Santa Julia, a Beneficente Portuguesa e a Clinica Renal, entre outras.

O conselheiro alerta para prejuízos graves à saúde dos pacientes, e até mesmo o risco de morte deles, devido à negligencia no atendimento.

Em nota, a Susam informou que “as clínicas conveniadas fizeram adequações em seus horários de funcionamento, como parte do esforço para contribuir com critérios de mobilidade e organização da cidade no período da Copa.

Veja a nota:

NOTA/SUSAM

O secretário-adjunto de Atenção Especializada da Capital, Wagner William de Souza, informa que as clínicas de hemodiálise conveniadas, como todos os demais serviços de saúde de caráter eletivo – aqueles que não são de urgência e podem ser previamente agendados, como é o caso das sessões de hemodiálise – fizeram adequações em seus horários de funcionamento como parte do esforço para contribuir com critérios de mobilidade e organização da cidade no período da Copa. Em todos os casos, a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) foi de que as adequações fossem planejadas de modo a não prejudicar o tratamento dos pacientes. As clínicas, conforme averiguado pela Susam, organizaram o horário das hemodiálises mediante autorização por escrito e individual de cada paciente. A Susam tem conhecimento de um único caso de uma paciente que não concordou com a adequação e seu desejo foi respeitado pela clínica. Na hipótese de o conselheiro Luiz Belém ter conhecimento de alguma outra situação de paciente que tenha se sentido prejudicado, a Susam mantém-se, como sempre está, à disposição para os devidos encaminhamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *