Clínica do Viajante prevê aumento de atendimentos, com novo jogo, na Arena da Amazônia

Inaugurada há sete dias, pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), a Clínica do Viajante, novo serviço da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – que funciona na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus –, registrou, até esta segunda-feira (16), 15 atendimentos – 14 deles a turistas estrangeiros oriundos dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Itália.

A expectativa, segundo o coordenador da Clínica, Sílvio Fragoso, é que haja um aumento na procura do serviço, nos próximos dias, em decorrência do jogo que acontece em Manaus, na próxima quarta-feira (18), entre Estados Unidos e Portugal, pela Copa do Mundo de Futebol.

Ele explica que o serviço está disponível 24 horas por dia, sendo das 7h às 19h, na própria Clínica e, entre 19h e 7h, com o apoio do Pronto Atendimento (PA) de Urgência e Emergência da FMT-HVD, no mesmo local, e também em dias de jogos da Copa.

“Até o momento, o número de atendimentos está dentro do esperado. Pode haver um aumento nos próximos dias, já que são aguardados mais turistas dos Estados Unidos e de Portugal do que os que compareceram ao jogo anterior (Itália e Inglaterra)”, explicou. Segundo informações Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), estima-se que 35 mil visitantes estrangeiros venham à capital do Amazonas, esta semana.

No local já foram registrados atendimentos de casos clínicos relacionados a suspeitas de doenças infecciosas, como gripe, além de quadros de febre com diagnóstico inespecífico. Uma criança também recebeu auxílio após apresentar reação por picada de inseto.

“Até agora não registramos nada de muito preocupante e ninguém precisou ficar internado. Os pacientes foram medicados e, em seguida, liberados. Orientamos a todos eles que, em caso de permanência dos sintomas, em 48 horas, voltassem à Clínica para nova avaliação”, frisou o coordenador.

Ele lembrou, ainda, que o número o telefone 8405-0044 está à disposição para quem precisar  tirar dúvidas e receber orientações. Os atendimentos na Clínica são realizados por clínicos gerais e  infectologistas bilíngues. O serviço é voltado para o atendimento médico e orientação de turistas nacionais e estrangeiros, com ênfase nas doenças tropicais e infectoparasitárias, especialidades nas quais a FMT é referência no País e internacionalmente.

O serviço de atendimento ambulatorial conta com o suporte de todo o complexo hospitalar da FMT-HVD, que tem 143 leitos de internação, incluindo Unidade de Terapia Intensiva. Além disso, a instituição poderá contar, ainda, com mais 33 leitos de retaguarda, sendo 20 na estrutura do Hospital-Dia e 13 na recém-inaugurada enfermaria de pesquisa clínica, que funcionam com leitos de isolamento.

Embora esteja localizada no Dom, o mesmo bairro onde fica a Arena da Amazônia, a FMT/HVD está fora do perímetro definido pela Fifa como de circulação restrita em dias de jogos no estádio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *