Cidadania: campanha pela Reforma Política coleta assinaturas, esta semana, em vários pontos de Manaus

images

O Comitê de Coalizão de Entidades, que dá apoio ao projeto de Reforma Política no Brasil, está coletando, durante esta semana, assinaturas em vários pontos da cidade. Segundo o presidente da Comissão de Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), Carlos Santiago, a atividade iniciou nesta terça-feira (24), com uma caminhada pela Rua Brigadeiro Hilário Gurjão, conhecida como “rua do Fuxico”, até a feira do bairro Mutirão, na zona Norte de Manaus.

Durante a semana, os grupos de voluntários ainda estarão nos terminais de ônibus, universidades, igrejas e sindicatos, explicando o conteúdo da proposta e coletando as assinaturas para o Projeto de Lei 6.316/2013, que trata da reforma política no país, e que está tramitando no Congresso Nacional.

As atividades fazem parte de uma Semana de Mobilização, proposta pela Executiva Nacional da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. A programação iniciou no dia 20 vai até o dia 29 de março, em todo o Brasil.

De acordo com Carlos Santiago, o Comitê de Coalizão já coletou 30 mil assinaturas. A meta nacional é receber a adesão de 1,5 milhão de pessoas. “O trabalho é lento, porque temos que explicar a proposta para as pessoas, que devem estar conscientes do que é o projeto”, disse o presidente da Comissão.

O Projeto de Lei 6.316/2013 altera o Código Eleitoral e estabelece novas regras para financiamento de campanha, prevê a eleição proporcional e representação política de gênero e raça, além da popularização do plebiscito e do referendo, nas decisões dos governos.

O projeto é de autoria da Coalizão de Entidades, formada pela OAB, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo Fórum de Combate à Corrupção no Amazonas, pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj),  Movimento dos Sem Tetos, Sindicatos dos professores, Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outras entidades.

Para assinar, número do título de eleitor não é mais necessário

Para aderir à campanha, Santiago diz que não é mais necessário que as pessoas forneçam o número do título do eleitor, para assinar o formulário de apoio. “Essa decisão foi tomada, porque as pessoas não têm o costume de carregar o titulo eleitoral na carteira, então agora, para assinar, é preciso apenas fornecer o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe”, acrescentou.

O formulário de adesão à campanha pode ser obtido no site www.reformapoliticademocratica.org.br. Deve ser preenchido e entregue na sede do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, na Praça Santos Dumont, número 15, Centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *