Cheia do Rio Negro já afeta bairros da orla de Manaus

09/04/13 – O período de chuvas intensas em Manaus, que potencializa a cheia, já começa a trazer problemas para moradores de muitos bairros da capital, como o bairro da Glória, na zona Oeste.

Desde o último fim de semana, a cheia do Rio Negro elevou o nível da água, que invadiu algumas casas. Ruas já estão alagadas, prejudicando a entrada e saída das pessoas do local.

De acordo com moradores, além do mau cheiro, a água poluída esta trazendo ratos e lixo para dentro das casas, causando riscos de doenças.

A Defesa Civil do município deu início, na manhã de segunda-feira, a um monitoramento nas áreas atingidas, e começará a construção de pontes nos becos e ruas afetadas pela água.

Uma equipe da Defesa Civil Municipal percorreu toda a orla de Manaus, começando pelo bairro São Raimundo, onde foi constatado que, das 350 casas atingidas pela subida do rio, no ano passado, 80% das famílias já foram retiradas pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Segundo o chefe do departamento de resposta da Defesa Civil de Manaus, sargento Altacir Gomes, o monitoramento visa a prevenção de desastres.

Outra ação a ser realizada pela Defesa Civil é a vistoria nas casas, para observar se será necessária a retirada de moradores do local. Se for identificado alto risco, o caso será encaminhado ao  Governo do Estado, para que sejam tomadas as providências.

De acordo com o primeiro alerta do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em Manaus, o Rio Negro deve atingir a cota máxima de 27m10cm, menor do que no ano passado, quando foi registrada a maior cheia dos rios, com o nível chegando a 29m97cm.

Ainda assim, segundo os órgãos de Defesa Civil, o fenômeno de 2013 é considerado preocupante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *