A chegada do inverno com chuvas torrenciais repentinas é um fator que coloca em perigo a população que mora em áreas de risco na capital. Com base nos boletins meteorológicos, a região deve ser castigada com índices pluviométricos acima do padrão registrado nos últimos anos. Por causa desse fenômeno, a Defesa Civil de Manaus vai manter o alerta diário para todas as zonas da cidade.
O secretário executivo da Defesa Civil, Aníbal Gomes, disse que, se for de competência imediata do órgão, todas as pessoas atingidas por alagações ou desabamentos serão atendidas por técnicos especializados na remoção das vítimas. Entre os moradores, no entanto, há muita resistência em abandonar os locais atingidos – um problema para a defesa civil.
O alerta de temporais é emitido pelo Centro Nacional de Desastres, em Brasília DF. De posse das informações, a Defesa Civil as repassa a lideranças comunitárias, no sentido de deixar os moradores de sobreaviso em relação à intensidade das chuvas.
As chamadas de emergência podem ser feitas por meio do 199, onde o cidadão aciona as equipes da Defesa Civil, que vão até o local atingido para identificar a origem da ocorrência.
Novembro e Dezembro são os meses do ano com maior registro de chuvas, no Amazonas.