Em 2018, mais de 130 mil vagas em cursos de formação técnica e profissional serão oferecidas pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) à população amazonense. Em cinco anos, é a primeira vez que o Cetam registra o aumento no número de vagas. Desde 2014, o índice vinha diminuindo.
A ampliação em mais de 40% na oferta, comparado ao ano de 2017, faz parte das metas de gestão, segundo o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto. “Aumentamos a oferta de vagas e nosso volume de cursos para dar mais oportunidades de qualificação para a população e desenvolvimento econômico para o estado, conforme o plano de trabalho do Governo Amazonino Mendes”, explicou.
Serão aproximadamente 70 mil vagas em cursos de qualificação profissional para a capital e 60 mil para o Interior. A primeira etapa de cursos será anunciada em fevereiro.
Cursos técnicos – No dia 05 de fevereiro iniciam as aulas dos cursos técnicos em andamento na capital e no interior. Já os novos cursos técnicos, para os aprovados no processo seletivo ocorrido em outubro de 2017, terão início no dia 19 de março.
No dia 31 de janeiro iniciam as inscrições para o processo seletivo para cursos de especialização técnica do Cetam. O edital está disponível no site www.concursoscopec.com.br
Cursos de qualificação profissional – Os cursos de qualificação profissional, que são cursos mais rápidos, terão início no dia 26 de fevereiro nos Centros de Convivência da capital. No interior, os cursos do projeto Oportunidade e Renda terão início no dia 19 de março.
O período, locais e formas de inscrições para os cursos de qualificação profissional serão divulgados nas próximas semanas.
Parcerias – O Cetam também oferece cursos em parceria com outros órgãos e empresas, por meio de projetos como: Cetam no Governo, Cetam na Empresa, Terceiro Setor e Soldado Cidadão.
Segundo o diretor-presidente, o número de vagas pode aumentar ainda com as parcerias que estão sendo construídas para 2018. “O Cetam tem 15 anos e já capacitou mais de um milhão e meio de pessoas, precisamos planejar nos próximos 15 anos, pensando em novos públicos, cursos, e consolidar parcerias é um passo importante para alcançarmos as metas do governo”, disse José Augusto.