Os católicos do mundo celebram nesta quinta-feira o Dia de Corpus Christi.Feriado nacional no Brasil desde 1961, a data é uma das mais importantes do calendário da Igreja Católica por remeter ao sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo – a Eucaristia.
Em Manaus, as celebrações começaram às seis da manhã com uma missa na catedral de Manaus Nossa Senhora da Conceição, no centro histórico da cidade, e continuarão por todo dia.
A celebração de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano quarto em 1264. Ela acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. A data foi escolhida em alusão à quinta-feira santa.
Por conta da comemoração do Dia de Corpus Christi, a Avenida Eduardo Ribeiro vai ser interditada no trecho entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua Saldanha Marinho, a partir das duas da tarde desta quinta-feira.
Outras vias do centro também sofrerão interdições temporárias durante a realização da procissão.
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) vai monitorar a movimentação dos fiéis com o efetivo de 25 agentes de trânsito posicionados em postos fixos, em viaturas e motos. Os agentes do Manaustrans vão acompanhar o trajeto da procissão para dar segurança aos pedestres e orientar motoristas.