Dez casas localizadas construídas em área de risco, na Rua Iarapé, no Monte das Oliveiras, zona Norte da capital, foram demolidas, neste fim de semana, pela Defesa Civil de Manaus.
As residências foram construídas em cima de um barranco e, devido à instabilidade do solo, registrada durante vistoria de técnicos do órgão, foi constatada a necessidade de remoção das famílias, como medida preventiva para que desastres sejam evitados.
Ainda no dia 17 de março, 28 famílias foram cadastradas por equipes da Defesa Civil de Manaus e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e incluídas no Aluguel Social.
Para evitar que outras famílias ocupassem os imóveis e que desabassem com o deslizamento do barranco, a Defesa Civil de Manaus fez a demolição das dez casas. Outras 16 devem ser demolidas ainda nesta semana.
Seis famílias que também moram nessa área considerada de risco geológico se recusaram a deixar as residências e, por conta disso, tiveram de assinar um termo de responsabilidade registrado em delegacia.