Na noite da última sexta-feira (27), a Eletrobras Amazonas Energia participou da operação de combate ao furto de energia, coordenada pela Delegacia Especializada de Combate ao Furto de Serviços do Amazonas (DECFS).
Uma casa noturna, localizada na rua Rio Madeira, bairro Vieiralves, zona Centro-Sul de Manaus, foi flagrada, na noite da última sexta-feira (27), desviando energia elétrica. A operação de combate ao furto de energia, coordenada pela Delegacia Especializada de Combate ao Furto de Serviços do Amazonas (DECFS), teve a participação da Eletrobras Amazonas Energia e contou com o apoio do Instituto de Criminalística (Incrim). A concessionária de água Manaus Ambiental também participou da operação.
No estabelecimento, foi encontrada ligação trifásica com cabo de 120 milímetros ligado à rede de energia elétrica da Distribuidora, onde duas das três fases, se encontraram sem passar pelo medidor de energia elétrica e proteção de segurança (disjuntor), apresentando, assim, furto de energia elétrica e risco de curto circuito. A casa noturna foi desligada da rede elétrica da Distribuidora.
De acordo com o delegado titular da DECFS Alfredo Dabella, foi encontrado desvio de energia elétrica que poderia causar risco de incêndio. “O estabelecimento é alugado. O proprietário alega que entregou o imóvel sem as instalações irregulares de energia elétrica e o locatário afirma que já alugou o local com a ligação irregular. Os dois foram notificados para prestarem esclarecimentos”, declarou.
Diariamente, as equipes da concessionária de energia atuam na cidade de Manaus fazendo serviços de inspeção nas unidades consumidoras e outras ações de combate às perdas de energia elétrica.
Mais uma vez, a Eletrobras Amazonas Energia identificou a interferência em seu sistema elétrico, caracterizando o crime de furto da energia elétrica, que ocasiona prejuízos financeiros à empresa e ao poder público na perda da arrecadação do ICMS. Além disso, a comunidade fica exposta aos riscos de choque elétrico, danos ao patrimônio, em razão desses tipos de instalações inadequadas e sem proteção, além de afetar diretamente a qualidade do fornecimento de energia elétrica.
A concessionária alerta que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a Sociedade, Estado e Município. A Delegacia Especializada de Combate ao Furto de Serviços do Amazonas (DECFS), da polícia civil vem sendo uma grande aliada no combate às perdas comerciais. O roubo de energia é crime conforme o Código Penal Brasileiro pelos artigos 155 e 171.