08/04/13 – Os motoristas de caminhão e carretas que descumprirem regras da restrição de circulação do tráfego de transportes com carga pesada, no Centro de Manaus, passam a ser multados a partir desta segunda-feira (08). As multas chegam ao valor de R$85,13 e mais quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com o diretor de operações do Manaustrans (Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito), Raimundo Encarnação, os condutores já estão conscientes das novas regras e não deve haver problemas.
Desde o dia 25 de março, o Manaustrans realizou operação para divulgar a regulamentação da zona máxima de restrição. Os condutores foram orientados, por meio de panfletagens. Segundo Raimundo Encarnação, todas as vias que fazem parte do grupo de restrição estão sinalizadas.
Em cada entrada, dois agentes de trânsito vão fiscalizar o fluxo de caminhões e carretas. Depois do centro, a prefeitura estuda projeto para a zona Leste.
Veículos acima de 8 toneladas não podem circular de segunda a sexta-feira, no horário das 6 da manhã às 20 horas, e nos sábados de 6 da manhã às 17 horas, nas áreas Avenida Leonardo Malcher; Rua Luiz Antony; Rua Governador Vitório; Rua Tamandaré; Rua Marquês de Santa Cruz; Avenida Floriano Peixoto; Avenida Sete de Setembro; e Avenida Joaquim Nabuco.
Para caminhões de 16 toneladas, a proibição será nos seguintes trechos: Rua Marquês de Santa Cruz; Avenida Lourenço da Silva Braga – Manaus Moderna; Rua dos Andradas; Avenida Joaquim Nabuco – trecho entre Rua dos Andradas e Rua Quintino Bocaiúva; Rua Quintino Bocaiúva; e Avenida Floriano Peixoto.