Carregamento de drogas apreendido em operação que gerou confronto entre PF e PC está avaliado em R$ 500 mil

O carregamento de 500 kg de drogas apreendido na noite de quinta-feira (8/6), no Porto do Vila, situado no bairro Santo Agostinho, zona Oeste de Manaus, está avaliado em cerca de R$ 50o mil.  Foi o que revelou o diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), delegado Guilherme Torres.

A droga foi apreendida durante em ação integrada envolvendo policiais civis do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e Delegacia Fluvial (Deflu) e Delegacia Fluvial (Deflu).

Por conta do que as duas instituições classificaram como “um equívoco”, a ação acabou gerando um confronto armado entre agentes da Polícia Civil (PC) e da Polícia Federal do Amazonas (PF-AM), que deixou feridos dois agentes federais e um civil.

Na operação, que ocorreu por volta das 19h, foram presos Eloi Leo Berwanger, de 46 anos, e Mario Jorge de Assis Rebelo, de 51. Segundo o diretor do DRCO, há cerca de três meses, as equipes do departamento estão realizando investigações em torno de uma rota do narcotráfico pelo Rio Solimões. Ontem, afirmou o delegado, os policiais civis receberam informações de que uma quantidade de drogas iria chegar no Porto do Vila.

De acordo com a autoridade policial, as equipes estavam de campana no local desde a manhã de ontem, quando, por volta das 19h, os policiais avistaram a dupla descarregando de uma embarcação as substâncias ilícitas para uma picape, modelo Saveiro, de cor branca, e realizam a abordagem.

Com os presos, foram apreendidas substâncias entorpecentes entre cocaína e maconha do tipo skunk. Alguns dos tabletes das drogas apresentam as cores da bandeira da Colômbia: amarela, azul e vermelha. O diretor do DRCO destacou que Eloi Leo e Mario Jorge não tinham passagem pela polícia e que seriam, somente, responsáveis pelo transporte das drogas.

Conforme, o delegado-geral, Frederico Mendes, os policiais, que foram levados para o uma unidade de saúde pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), passam bem.

Ao término dos procedimentos cabíveis na base do DRCO, Eloi Leo e Mario Jorge foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Eles foram levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona Sul da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *