Manaus é a quinta cidade brasileira a sediar o projeto intitulado “Caravana das Ouvidorias – Rumo ao Sistema Participativo”. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas é uma parceria entre as Ouvidorias Gerais do Estado e da União, juntamente com a Secretaria Geral da Presidência da República.
O projeto chega à Região Norte após passar pelas cidades de Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O encontro acontece hoje (27) e amanhã (28), no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM – avenida Mário Ypiranga, nº 3.950, Parque 10, zona Centro-Sul). Nesta quarta, as atividades acontecem das 13h às 18h, e no dia 28, das 9h às 18h.
A caravana tem o objetivo de disseminar o trabalho das ouvidorias públicas com foco na atuação sistêmica e na troca de experiências vivenciadas nas diversas realidades regionais desses órgãos, sem deixar de fora os conselhos e demais institutos de participação social.
O evento é aberto à participação dos movimentos e organizações da sociedade civil, fortalecendo, dessa forma, a democratização participativa entre o cidadão e o Governo. Podem participar do encontro os gestores públicos (prefeitos, secretários municipais e estaduais), servidores de ouvidorias públicas, movimentos e organizações da sociedade civil, conselhos e outras instituições de participação social.
Programação – Ao final do primeiro dia do evento, o público poderá conferir uma apresentação musical desenvolvida por 15 alunos dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, localizada no bairro São Lázaro, Zona Sul. O grupo faz parte do projeto “Musicalizando”.
Na quinta-feira o encontro começa às 9h. Conferências e debates dão continuidade ao evento. No encerramento, a caravana recebe o grupo local Canção da Mata.
Ouvidoria Geral do Amazonas – A Ouvidoria Geral do Estado atua de forma autônoma e transparente como um órgão receptor de opiniões, sugestões, reclamações e denúncias relacionadas ao Governo. Além de atuar como um meio de intercâmbio entre a sociedade e o poder público estadual, a Ouvidoria também administra oito unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), dos quais, seis estão localizados na capital e dois no interior. No âmbito dos projetos, o órgão desenvolve programas como Ouvidoria Itinerante, Perdidos e Achados e PAC Alternativo.