Capacitação de profissionais permitirá ampliação da rede de atendimento a pacientes com HIV/Aids, no AM

Cerca de 70 profissionais da área de saúde – entre médicos, enfermeiros e farmacêuticos, dos Serviços de Assistência Especializada (SAE) em HIV/Aids e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) – estão participando do Curso Básico de Manejo Clínico do Paciente com Infecção pelo HIV e coinfecções Tuberculose, Hepatites B e C. A capacitação, que começou nesta segunda-feira (26) e prossegue até quinta-feira (29), na Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD), é preparatória para a ampliação da rede de serviço de atendimento a esses pacientes, na capital e no interior do estado.

“A intenção é facilitar ainda mais o diagnóstico e tratamento dos pacientes, que futuramente poderão dirigir-se a uma unidade mais próxima de sua residência”, explica a coordenadora de DST/AIDS e Hepatites Virais do Amazonas, Silvana Lima. A programação do curso conta com conteúdo teórico, casos clínicos e aulas práticas no SAE da FMT-HVD.

Silvana destaca que a entrada de novos profissionais nos Serviços de Saúde de Manaus, em decorrência do último concurso público e a rotatividade de alguns profissionais do interior do Estado também contribuiu para a realização do curso que  é promovido pela FMT/HDV, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Susam).

O evento conta com a participação da diretora Adjunta do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, médica Adele Benzaken, que fala sobre o papel da Atenção Primária no atendimento ao paciente com HIV/Aids.

“Recentemente, o Ministério da Saúde publicou o Novo Protocolo Clínico de Tratamento da Infecção pelo HIV em adultos e crianças. O documento traz dados epidemiológicos e de assistência para contextualização da realidade brasileira, e atualiza as recomendações para manejo”, comentou Silvana Lima.

Ela ressalta que a qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde e o diagnóstico precoce são as principais estratégias para a redução mortalidade e morbidade em Aids. 

“A identificação precoce do HIV/Aids é importante para que o paciente tenha a oportunidade de aderir ao tratamento antes mesmo que a doença se manifeste. A medida ainda reduz as chances do desenvolvimento de formas graves das coinfecções, que são as chamadas doenças oportunistas”, ressalta. Mais de 9 mil casos de HIV/Aids foram registrados no Estado do Amazonas, desde o surgimento da doença, há 30 anos, sendo 89% deles localizados na capital.

Na FMT-HVD é disponibilizado o teste para confirmação do HIV gratuitamente e, se for positivo, o paciente já é encaminhado ao tratamento, que ocorre com acompanhamento psicológico, odontológico e de fisioterapia. A Fundação também realiza pesquisas sobre a Aids.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *