Uma semana após ser reaberta ao público, a pista de atletismo da Vila Olímpica Danilo Duarte de Mattos Areosa volta a ser o centro das atenções, com uma programação esportiva e cultural, neste fim de semana. Desde esta sexta-feira (15), a Vila está recebendo a terceira etapa do Campeonato Amazonense de Atletismo. A competição, que prossegue neste sábado (16), começou às 8h, nos 110 metros com barreiras (masculino), e tem término previsto para 10h, nos 800 metros rasos (feminino).
O retorno do Amazonense à Vila Olímpica representa uma vitória para o próprio esporte amazonense, na opinião do diretor-presidente da FVO, Aly Almeida. “Esses atletas estavam afastados e muitos treinavam e competiam em pista de barro, sem muita estrutura, sem as condições que possuem agora para se desenvolver e crescer na modalidade”, comparou o titular da FVO.
No dia 18 de abril, a Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas precisou cancelar um torneio aberto, porque a pista do campus universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) não apresentava as mínimas condições para a realização das provas. A chuva havia feito ‘estragos’ no local naquele dia.
A pista da Vila Olímpica de Manaus passou por uma reforma completa (após ficar dois anos desativada) e foi reaberta no dia 8 de maio pelo Governo do Amazonas, com a 1ª. Copa Vila Olímpica de Atletismo.
O evento foi marcado pela participação de alunos da escolinha de atletismo, atletas em formação e pela vitória do medalhista olímpico Sandro Viana, nos 100 metros rasos (tempo de 10s02).
Além do atletismo, a programação esportiva tem neste sábado (16), o 1º Open de Futsal Universitário. As competições está ocorrendo desde 8h, na quadra 2 da Vila Olímpica.