A Exploração Sexual e Trabalho Infantil serão combatidos, durante toda a Semana Gorda de Carnaval, por meio de uma campanha da Prefeitura de Manaus. A sensibilização e orientação dos foliões será feita pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).
A campanha institucional será trabalhada nos desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso, a partir desta sexta-feira ( 9/2), e no sábado (10/2), no desfile do Grupo Especial, ambos no Centro de Convenções de Manaus — Sambódromo.
Sessenta servidores estarão atuando pelo Sambódromo sensibilizando e orientando os foliões, sobre a exploração sexual e trabalho infantil, proibição da venda de bebida alcoólica e cigarro para menores de 18 anos.
Outra orientação é a portaria do juizado da infância e da juventude (nº 001/2018-GJ/JIJI)que regulamenta a entrada e permanência de crianças e adolescentes, nos desfiles das escolas de samba.
“Além dos servidores, todo o sambódromo vai receber material publicitário (faixas) da campanha, contendo os nossos disques denúncias municipal e nacional para que o público denuncie caso presencie alguma dessas violações de direitos. É a Prefeitura de Manaus, por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, trabalhando para resguardar os direitos de nossas crianças e adolescentes durante todo o Carnaval”, destacou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.
Bandas
Ainda no domingo (11/2), a equipe estará no bailinho de Carnaval e concurso de fantasias Kids, no Parque Cidade da Criança, Aleixo, zona Centro-Sul, e no tradicional Bloco das Piranhas, no Pódio da Arena da Amazônia, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Oeste.
Na segunda-feira (12/2), será a vez da Banda do Caldeira, na rua José Clemente – Centro. No feriado de Carnaval, 13/2, a Banda do Galo de Manaus no sambódromo também receberá a campanha.
Carnaboi
O Carnaboi, evento popular da cidade que reúne toadas dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso com o agito do período momesco, não ficará de fora da agenda da Campanha Municipal de Combate à Exploração Sexual e Trabalho Infantil. Esse ano a festa acontece na Segunda-feira de Carnaval (12/2), no Sambódromo.
Denúncias
Caso o folião presencie qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes durante as festas do período carnavalesco, a denúncia pode ser feita pelos números 0800-092-1407 (Disque Denúncia), 0800-092-6644 (Disque Direitos Humanos) ou pelo Disque 100 (Nacional) ou procurar a equipe da Semmasdh durante os eventos.