Campanha de combate às DSTs/Aids durante a Copa distribui 1,5 milhão de camisinhas, em Manaus

As orientações sobre a prática do sexo seguro estão sendo reforçadas, durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, com a distribuição, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), de 1,5 milhão de camisinhas aos torcedores.

Com o diagnóstico de 967 novos casos de Aids e de 191 óbitos no ano passado, em Manaus, e o registro de 164 casos novos da doença já em 2014, a Rede Municipal de Saúde está colocando em prática estratégias para combater doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero Miranda Leão Neto, a ação está aproveitando os eventos do mundial de futebol para alertar a população na FIFA Fan Fest™, no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste, e no entorno da Arena da Amazônia sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) também produziu 50 mil tabelas dos jogos com porta-camisinha para distribuição durante o período.

Além desta ação exclusiva do município, a Semsa também está participando da campanha “Proteja o Gol”, uma iniciativa do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), em parceria com o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, e que prevê a mobilização por meio do esporte para conscientizar a população sobre a importância do combate ao HIV/Aids durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

Seguindo as ações da campanha, a Semsa está realizando a distribuição de preservativos masculinos e de material informativo ao público presente na Fan Fest.

O secretário Homero de Miranda Leão, informou ainda que a campanha ‘Proteja o Gol’, está distribuindos 600 mil preservativos e 250 mil folhetos educativos durante os eventos na FIFA Fan Fest.

A campanha também orienta a população sobre os testes rápidos para HIV e Sífilis que são realizados rotineiramente em 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal de saúde, distribuídas nos Distritos de Saúde Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural (área terrestre e fluvial), incluindo a Unidade de Saúde Fluvial Semsa IV (Barco Catuiara).

De acordo com Homero, as ações da Semsa têm como objetivo principal promover o diagnóstico precoce, orientar sobre a importância do uso do preservativo e sobre a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

A chefe do Núcleo de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da Semsa, Adriana Raquel de Souza, disse que o teste rápido também tem como prioridade as grávidas, durante a consulta do pré-natal e também é oferecido ao parceiro da gestante, além da oferta de teste rápido para os pacientes em tratamento de tuberculose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *