A abertura da Campanha da Fraternidade 2015, feita na manhã desta quarta-feira, pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, não foi apenas mais uma ação da Igreja católica. Com a presença governador do Estado, José Melo, o evento também ganhou um viés político. Em sua fala, o governador destacou que a Campanha, que este ano tem como tema Igreja e Sociedade e lema “Eu Vim para Servir”, é uma oportunidade para a conjugação de esforços no sentido de ampliar as ações sociais do Governo do Amazonas.
A cerimônia ocorreu na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, no Centro da capital. O evento, que marca o início da Quaresma para os cristãos, contou com representantes de diversos setores da sociedade civil e de outras instituições religiosas.
Melo provavelmente se tornou um dos primeiros governadores brasileiros a participar do rito do lava-pés na Matriz, disse que o tema da Campanha da Fraternidade deste ano vai ao encontro da forma como o Governo do Estado pretende trabalhar a prestação de serviços públicos à população. Segundo o governador, a participação da sociedade, assim como de instituições religiosas, é fundamental para que bons objetivos sejam alcançados. “Com a união entre Governo, igrejas e população, acredito que nós vamos conseguir vencer os desafios existentes em nossa sociedade”, frisou.
O governador deu como exemplo de trabalho integrado o Programa “Todos Pela Vida”, que será implantado pelo Governo do Amazonas, nos próximos meses, nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) de Manaus, por meio de ações conjuntas das Secretarias Estaduais da Segurança Pública, Educação, Assistência Social e com a participação da comunidade. O programa, prometeu Melo, vai oferecer uma série de atividades para crianças e jovens de todas as zonas da capital, principalmente nas áreas onde há maior vulnerabilidade à criminalidade.
O Governo do Estado, segundo Melo, também vai oferecer apoio à Igreja Católica, por meio dos programas sociais existentes, para todas as ações da Campanha da Fraternidade, durante a sua realização.
Durante a cerimônia na Igreja da Matriz, organizações não governamentais recolheram assinaturas para um abaixo assinado, que será enviado ao Congresso Nacional, pedindo a realização de uma reforma política no Brasil. O governador assinou o pedido de reforma e falou sobre a necessidade de mudanças no sistema político brasileiro. “A reforma política é imperiosa, porque, no formato que temos hoje, se permite que sejam cometidos deslizes que não são sadios para a sociedade. Por isso, eu sou totalmente favorável que aconteça a reforma, porque, só dessa forma, vamos conseguir construir um país melhor para as próximas gerações”, disse.
Durante a celebração, Dom Sérgio Castriani falou sobre a importância do início da Quaresma para os cristãos e ressaltou que o período deve servir como um momento de reflexão e melhoramento pessoal. “O serviço é o critério de convivência entre cristãos”, destacou o arcebispo.