Mais de 650 mil gados serão vacinadas contra a febre aftosa em 41 cidades do Amazonas até o metade de maio. Campanha iniciada pela Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) no dia 1° de abril foi antecipada por conta da cheia pelo fato do rebanho estar em áreas de várzea.
Os 41 municípios em que iniciaram as ações de imunização estão localizados nas calhas do Solimões e do Amazonas. São eles: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro ,Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uairini, Urucará e Urucurituba.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Boca do Acre, parte de Lábrea e parte de Canutama estão livres de febre aftosa com vacinação. O resto do Amazonas está na zona de classificação de médio risco.
O Amazonas possui atualmente 1,5 milhão de cabeças de boi. Os demais 850 mil, distribuídos em 21 municípios considerados de terra firme, seguem o calendário do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que é de maio a novembro, segundo o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Sérgio Rocha Muniz.